sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Problema com a Estácio de Sa - Rio de Janeiro

Me inscrevi no Prouni, ambas opções de cursos da Estácio do RJ. O resultado saiu na segunda-feira (20/01/2014). Mas antes mesmo de saber se havia sido pré-selecionada, entrei em contato por meio do site da Estácio pra saber qual seria o procedimento após a pré-seleção: documentos necessários, formas de envio; isso porque sei que cada faculdade tem seus critérios e no site do Prouni tem a informação de que devemos entrar em contato com a faculdade para marcar a entrega dos documentos, e eu também não sairia de um Estado para outro sem confirmar as informações antes. Pois bem, até hoje aguardo resposta a referida mensagem que enviei na sexta-feira (17/01). Na segunda-feira, quando soube que havia sido pré-selecionada, entrei em contato por telefone, utilizei o número que constava no site do Prouni; chamou, chamou e ninguém atendeu. Dai liguei para o 0800, perguntei qual seria a forma de envio, se aceitariam procuração, pois moro no interior de MG e minha irmã, que é bolsista do Prouni, teve a oportunidade de enviar os documentos por sedex direto para o setor de analise em uma outra faculdade, daí queria saber se lá também seria possível; a atendente disse que sim, e que eu ainda teria a opção de enviar os documentos escaneados pelo portal do candidato - achei mais interessante ainda, pela praticidade. Para isso eu deveria me cadastrar no portal e fazer o envio. Fiz conforme ela me informou, mas não consegui enviar todos os documentos; validaram e não pude mais enviar. Daí liguei novamente, dessa vez para a própria unidade para a qual fui selecionada para saber se teria como eles cancelarem essa inscrição para eu fazer uma nova, a atendente disse que não sabia se seria possível enviar documentos do Prouni pelo portal, eu respondi que haviam me informado que sim, dai ela pediu pra eu aguardar que ela confirmaria a informação com o superior dela (que eu não sei quem é); retornou informando que sim, seria possível, e que eu deveria fazer uma nova inscrição e cancelar a outra. Daí fiz uma nova inscrição mas não consegui enviar os documentos, dava erro de página. Liguei novamente para saber como proceder, a pessoa que me atendeu disse pra eu tentar e caso não conseguisse que fosse pessoalmente a faculdade porque ela não sabia se seria possível enviar os documentos do prouni pelo portal; daí pedi a minha tia que passasse na faculdade para confirmar essa informação; ela foi; lá a informaram que poderia ser por procuração ou pelo portal; no outro dia não consegui enviar os docs pelo portal. pedi a minha tia que fosse la novamente levando um cartão de memoria com os documentos escaneados (Pra mim seria a mesma coisa, uma vez que documento escaneado é como original). Dai ela foi, ficou lá do inicio da tarde até as 19:00, quando a informaram que não seria possível enviar pelo portal e nem por procuração, somente pessoalmente. Chegando em casa ela ligou pra mim me informando (Podem imaginar a minha frustração na hora). No mesmo dia enviei uma mensagem para todos os contatos que eu tinha da Estacio, no caso, o email de duas pessoas, mais mensagem pelo FB, e na página de contato da Estácio. No outro dia, a tarde, recebi um email bastante atencioso de um atendente da Estácio, pediu desculpas pelo transtorno e informando que eu poderia enviar os documentos pelo Portal. Diante dessa resposta dele, voltei novamente a ter esperança e comecei a tentar enviar os documentos pelo Portal - que era o único meio que me restava a essa altura do campeonato. Não consegui. Liguei mais algumas vezes pra Estácio pedindo ajuda. Até que resolvi dividir o arquivo em 04 partes e enviar um por vez. Dessa forma funcionou. Hoje, entrei no Portal para ver como estava o status e percebi que estava como antes, como se eu não tivesse enviado documento algum. Liguei novamente pra Estácio, me pediram pra tentar enviar novamente, e caso eu não conseguisse que entrasse em contato novamente. Enviei. Após uma hora verifiquei que aconteceu a mesma coisa, não foi validado. Liguei, mas uma outra pessoa me atendeu; expliquei a situação e ela me pediu para comparecer a unidade. (Piada, né).
E a saga se encerra às 17:05 do dia 24/01/2014 - Eu consegui enviar os documentos pelo portal, porém não validaram.

Eu só quero saber se eu que pagarei pela falta de organização da Estácio? Foi tudo muito absurdo pra eu conseguir engolir numa boa. Quem ouvir as gravações irá entender perfeitamente o absurdo da situação;  não foi uma, nem duas pessoas, nem três, nem quatro, nem cinco pessoas, que me informaram que eu poderia enviar pelo portal, foram varias. Se analisarem as ligações, que foram muitas, verão que digo a verdade.

Quando atenderam a minha tia, na quarta-feira a noite, a perguntaram por que eu não fui pessoalmente? porque eu não me programei e fui?. Resposta: Eu me programei. Eu tinha em mente usar a procuração porque até onde sei isso é possível, mas se fosse o caso eu iria. Mas diante do que me informaram eu não vi motivos para ir, uma vez que eu poderia enviar tudo pela internet; seria um devaneios da minha parte deixar de enviar pelo portal, tendo em vista que são 800KM de distancia e que seria apenas uma avaliação de documentos, ou seja, eu poderia ir a toa. Enfim, o fato é que não tem como uma pessoa de juízo normal recusar uma oferta dessas. E na quinta-feira não daria mais pelo motivo que informei quando entrei em contato na quinta mesmo pelo site da Estácio, no FB e outros meios.
O que sei é que estudei, fiz uma prova cansativa, e que, sinceramente, não estou com animo para fazer de novo, visto que já faz 10 anos que saí da escola e é tudo muito frustrante. 
Não posso deixar de dizer que fiquei um pouco chocada com a reação da pessoa que avalia os documentos. Segundo a minha tia, ela questionou o porque eu não ter ido pessoalmente, disse que tem varias pessoas que queriam essa vaga, que sonham em estudar, que dava tempo de eu ir, etc. Minha tia a informou que eu e ela havíamos recebido a informação de que os documentos poderiam ser enviados pela internet, mas a avaliadora não se importou com tal fato; não fez questão alguma de avaliar a situação, de ver quem passou a informação errada. Nada. Isso pra mim é o mesmo que dizer:  Pobre não pode se dar ao luxo de querer ter escolhas fáceis quando recebe caridade; pobre tem que ir pelo caminho mais difícil sem questionar. É muita pretensão e arrogância um pobre querer caminho fácil. Eu, Camila, não mereço clemencia porque eu não me enxergo - diante do erro da faculdade, e da forma como ela tratou esse erro, foi isso que conclui.

Eu desejo saber o que será feito.